O SIFIDE é um instrumento fiscal que visa aumentar a competitividade das empresas, permitindo a dedução à coleta do IRC de até 82,5% dos custos relacionados com a realização de atividades de investigação e desenvolvimento no ano de referência.
Este instrumento fiscal permite uma grande variedade de despesas que pode deduzir à coleta, tanto através do desenvolvimento de projetos internos – como a aquisição de ativos fixos tangíveis ou as despesas com pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D – como através da participação em fundos de investimento.
Artigo relacionado: SIFIDE: O que é e como se aplica à sua empresa
5 razões para recorrer ao SIFIDE através de fundos de investimento
Existem várias razões que tornam a opção dos fundos de investimento mais interessantes para as empresas que procuram obter benefícios fiscais:
1. Gestão profissional
A primeira, e talvez uma das mais importantes razões pelas quais uma empresa deve optar por candidatar-se ao SIFIDE através de um fundo de investimento, é o facto de poder beneficiar da experiência e track record de uma equipa profissional que irá implementar uma estratégia de investimento equilibrada.
Ou seja, vai ter uma equipa de profissionais dedicada que não só vai ajudar na candidatura ao SIFIDE, como também gerir e investir o seu dinheiro, utilizando uma estratégia de diversificação.
Além disso, terá acesso de forma regular a relatórios detalhados dos resultados obtidos.
2. Eficiência fiscal
Um apoio do SIFIDE pode significar a recuperação de até 82,5% do investimento em I&D. Isso quer dizer que, ao investirem num fundo de investimento elegível para SIFIDE, as empresas podem transformar o valor que seria pago em impostos ao Estado num investimento, do qual as empresas ainda podem obter retornos a médio-longo prazo.
3. Retorno elevado para o perfil de risco dos investimentos
A possibilidade de investir o valor que seria pago em impostos faz com que seja muito vantajoso para a empresa optar por recorrer ao SIFIDE através de um fundo de investimento.
Ou seja, se a empresa optar por investir num fundo com pouco risco, vai obter não só o valor investido, mas também um retorno. Isso não seria possível se o valor tivesse sido entregue ao Estado em forma de impostos.
Artigo relacionado: SIFIDE: Como escolher um fundo de investimento
4. Diversificação
Outra vantagem de optar por um fundo de investimento para se candidatar ao apoio SIFIDE é a possibilidade de diversificar os seus investimentos.
No caso da Lince Capital, por exemplo, oferecemos aos nossos investidores a possibilidade de subscreverem um fundo que investe em diferentes setores, como a saúde, tecnologia ou engenharia industrial, e em diferentes estágios de maturidade, desde startups a PME já bem implementadas ou empresas maiores e mais sólidas.
Esta possibilidade faz com que os nossos investidores consigam diversificar o risco de investimento em setores tipicamente menos arriscados ao mesmo tento que obtêm retornos interessantes no seu investimento.
5. Contribuir para o desenvolvimento e crescimento de empresas inovadoras em Portugal
Concorrer aos apoios SIFIDE é sinónimo de apostar em inovação e I&D em Portugal, quer seja de uma forma interna, através da criação de equipas e áreas específicas de investigação dentro da empresa, quer seja através de fundos de investimento, que por sua vez realizam investimentos em empresas de I&D.
Como os apoios SIFIDE são concedidos às empresas que investem em inovação e I&D em Portugal, esta é também uma forma de garantir uma aposta mais forte nesta área, promovendo a competitividade do nosso País.
Além disso, as organizações que fazem estes investimentos podem, também elas, comunicar a sua aposta em investigação e desenvolvimento portugueses, gerando goodwill em relação à marca.
Agora que conhece as razões pelas quais os fundos de investimento são um ótimo veículo para obter o apoio do SIFIDE, faça uma simulação no nosso site para saber quais são os benefícios fiscais a que a sua empresa tem direito ou entre em contacto para obter mais informação sobre os nossos fundos.