Um fundo de investimento é um produto financeiro coletivo, gerido por uma equipa de especialistas, que reúne o capital de várias pessoas para investir, coletivamente, em ativos (por exemplo: ações, imóveis ou terrenos) consoante uma área ou um objetivo específico.
Quando se subscreve a um fundo de investimento, compram-se “unidades de participação” (UP) que representam parcelas desse mesmo fundo. A soma de todas as UP corresponde ao património absoluto do fundo. A rentabilidade depende da valorização dos ativos que compõem um fundo.
Em Portugal, os fundos de investimento são supervisionados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Há vários tipos com diferentes vantagens e riscos associados.
Tipos de fundos de investimento
Existem dois grandes grupos de fundos de investimento. Nos fundos de investimento imobiliário (FII) o capital é usado, sobretudo, em imóveis ou terrenos. Já nos fundos de investimento mobiliário (FIM) o capital é maioritariamente usado para comprar ações, obrigações ou outros valores mobiliários. Um PPR (fundos de poupança reforma) é um exemplo de um fundo de investimento mobiliário com baixo risco.
Os fundos também podem ser abertos ou fechados. Nos fundos abertos os investidores podem subscrever e resgatar as UP a qualquer momento. Por outro lado, nos fundos fechados, o resgate só ocorre na data de liquidação do fundo.
Vantagens dos fundos de investimento
Gestão profissional
A gestão do fundo é da responsabilidade exclusiva de peritos financeiros. Subscrever um fundo de investimento pode ser uma boa opção para novos investidores que ainda não sabem muito sobre o mercado de ações.
Gestão transparente
O processo de gestão de um fundo financeiro é transparente e regulado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Cada participante tem acesso a informação chave: por exemplo, o risco do fundo e o horizonte temporal do fundo (ou seja, quando é que pode resgatar os fundos).
Regime fiscal favorável
Em determinados fundos de investimento, existe a possibilidade de obter um regime fiscal mais favorável. Além disso, e ao contrário de outros produtos financeiros, os fundos de investimento só são tributados quando o cliente resgata as suas ações e recolhe um lucro.
Artigo relacionado: 5 razões para candidatar-se ao SIFIDE através de fundos de investimento
Maior diversificação
O facto de um fundo de investimento reunir o capital de diversos investidores permite uma capacidade financeira maior que permite comprar muitos ativos ao mesmo tempo. Um fundo de investimento pode ter ações de dezenas de empresas em simultâneo.
Menor risco
A diversificação característica dos fundos de investimento dilui o risco associado porque não se está a investir tudo num só ativo. O valor do capital que alguém coloca num fundo de investimento varia consoante a evolução do preço dos ativos que compõem o fundo. Embora o valor de todos os ativos possa subir ou descer em simultâneo, o mais provável é que alguns ativos valorizem e outros desvalorizem.
Montante de investimento reduzido
É possível subscrever a alguns fundos de investimento com montantes reduzidos.
Riscos dos fundos de investimento
Como noutros instrumentos financeiros, também há algum risco financeiro associado aos fundos de investimento.
Ausência de garantias
A rentabilidade dos fundos não é garantida e é influenciada pelo desempenho do mercado de ativos e pelos encargos associados, nomeadamente comissões e fiscalidade.
Oscilações no mercado
A rentabilidade do fundo vai variar consoante as condições do mercado que é influenciado por condições políticas, catástrofes naturais e desenvolvimentos económicos globais, regionais e nacionais. O começo da pandemia da covid-19, em 2020, e a guerra na Ucrânia, em 2022, são eventos externos que influenciaram o mercado.
Risco de inflação
Isto traduz-se na perda de poder de compra. Ou seja, um investimento pode também não ser tão rentável como esperado devido à inflação. Se as UP num fundo de investimento rentabilizarem 5% num ano, mas o custo de vida subir 2%, o retorno real é menor.
A Lince Capital
Participar num fundo de investimento é uma boa forma de diversificar o portfólio de investimentos. No entanto, é essencial definir os objetivos de um investimento e perceber o capital que se tem disponível para investir.
A Lince Capital atua na constituição e gestão de fundos de investimento (incluindo, fundos de capital de risco) em que o objetivo é apoiar oportunidades de negócio com elevada capacidade de crescimento como startups.
Se desejar mais informações sobre os nossos fundos de investimento faça um pedido de contacto e teremos todo o gosto em apresentar o nosso portfólio.