Uma Sociedade de Capital de Risco (SCR), também designada pela expressão inglesa Venture Capital (VC), é uma empresa que tem como missão apoiar empresas com alto potencial de crescimento (por norma, startups). Estas empresas são compostas por um grupo de investidores, que fornecem o capital necessário para as startups arrancarem e, mais tarde, expandirem.
O apoio de uma Sociedade de Capital de Risco (SCR) pode ajudar uma empresa a alcançar um mercado internacional ao fornecer capital, conexões, serviços de mentoria e acesso a recursos adicionais como locais de trabalho.
Este tipo de ajuda é particularmente importante em algumas regiões. Os mercados europeus, incluindo Portugal, tendem a possuir populações menores em comparação com outros mercados globais, como os Estados Unidos, a China e a Índia. Isso significa que as oportunidades de crescimento podem ser limitadas devido ao tamanho do mercado consumidor.
A internacionalização aumenta o reconhecimento global de uma marca e traz mais clientes. De acordo com a revista Venture Beat, startups de países com populações inferiores a 50 milhões de habitantes, como é o caso de Portugal, tendem a começar a expansão internacional em menos de um ano e meio (1,4 anos).
Artigo relacionado: Como os investidores de Venture Capital avaliam as empresas
Uma Venture Capital procura startups com alcance global porque tal permite obter um retorno mais significativo sobre o investimento. Se uma startup tiver sucesso a expandir-se para vários mercados internacionais, o lucro pode ser significativamente maior em relação a startups que operam apenas no mercado nacional.
Formas de uma Venture Capital ajudar uma startup a expandir-se globalmente:
Capital de investimento
O financiamento de empresas em fase de arranque via capital de risco tem como objetivo facilitar o crescimento. Para muitas empresas, isto significa a expansão do mercado para outros países.
O capital fornecido por uma VC pode ajudar com estudos de mercado sobre diferentes países e públicos e, mais tarde, com estratégias de marketing e com a contratação de profissionais.
Mentoria e orientação estratégia
Na altura de expandir internacionalmente, as grandes barreiras tendem a ser a língua, a cultura, a inexperiência na transição e dificuldades de recrutamento.
As empresas de capital de risco ajudam a colmatar estes desafios graças a equipas com experiência em diversas áreas de negócio que ajudam a supervisionar os planos e as operações de empresas que apoiam. Isto pode facilitar a expansão a nível internacional.
Artigo relacionado: 7 dicas para criar uma startup de sucesso em Portugal
Uma VC também pode ajudar uma startup a perceber a melhor forma de entrar num novo mercado (por exemplo, métodos contratuais, estabelecimento de subsidiárias, ou exportação direta ou indireta).
Experiência em mercados globais
Além de profissionais especializados em diversas áreas, uma Venture Capital tende a ter um amplo conhecimento sobre tendências e práticas de negócios globais. Desta forma, pode ajudar uma empresa portuguesa a entender as diferenças de vários mercados, nomeadamente questões culturais e regulatórias.
Outra possibilidade é ajudar na identificação de distribuidores e canais de venda no exterior.
Conexões, reputação e redes
Regra geral, uma VC tem uma vasta rede de contatos e conexões tanto em Portugal quanto internacionalmente. Isto pode ser a base para uma nova empresa contactar com parceiros estratégicos, clientes, fornecedores e especialistas do setor. Estas conexões podem abrir portas para novas oportunidades de negócios e acesso a novos mercados.
Em Portugal, a Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCRI), que inclui a Lince Capital, entre os associados, dedica-se a promover a internacionalização de empresas do setor de capital de risco das Regiões Norte, Centro e Alentejo, beneficiando, desta forma, todas as empresas que recorrem a este tipo de financiamento.
Estar associado a uma SCR com uma marca já estabelecida também pode dar mais credibilidade a uma empresa em fase de arranque. Se uma startup surgir no site da SCR torna-se mais fácil atrair potenciais clientes e outros investidores internacionais.
Acesso a eventos internacionais
Paralelamente a uma rede de contactos direta, uma SCR pode facilitar a participação de empresas em eventos internacionais relevantes, como conferências e sessões de networking. Estes eventos oferecem oportunidades para as startups apresentarem os seus produtos a potenciais clientes de outros países.
Artigo relacionado: Startups: 7 dicas para atrair investidores com um pitch de sucesso
Recursos adicionais
Além do capital e do conhecimento técnico, uma VC pode ajudar uma empresa a aceder a apoio jurídico, apoiar no recrutamento de novos profissionais e fornecer acesso a espaços de co-working.
O co-working é a partilha de um escritório por pessoas que trabalham para diferentes empresas ou por conta própria (regime freelance). É recomendado para startups que ainda estão a crescer e não conseguem investir já no arrendamento de um local de trabalho. A maioria dos espaços disponibiliza acesso à Internet e salas para reuniões com potenciais clientes e investidores.
Todos estes recursos adicionais são um apoio fundamental para empresas que queiram crescer rapidamente.
Sobre a Lince Capital
A Lince Capital, SCR, S.A. é uma Sociedade de Capital de Risco (SCR)/Venture Capital que atua na constituição e gestão de fundos de capital de risco e fundos de investimento especializados. A missão é identificar e apoiar oportunidades de negócio com elevada capacidade de crescimento como é o caso de muitas startups.
A empresa aposta na diversificação, ao investir simultaneamente em vários setores de negócio tais como o setor imobiliário, serviços de saúde, tecnologia e retalho.